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AUTOSCOPIA

A autoscopia é a gravação de uma atividade pedagógica pensada e realizada pelo aluno com o intuito de ser assistida, observada atentamente, autoavaliada e heteroavaliada pelos colegas e pelo formador.
 

O curso de Formação Pedagógica, em modo EAD, pretende dotar os alunos (professores, coordenadores e diretores) de competências psicossociais e técnicas, de forma a serem capazes de desempenhar corretamente as atividades.
 

Nosso desejo é que essa experiência contribua para seu desenvolvimento em competências, habilidades e atitudes, quer no campo pessoal, no campo profissional de forma contextualizada e ampla, como nos solicita a sociedade contemporânea.

O que esperar do curso

Itens que vai aprender.png

Material didático

O curso de Autoscopia, terá como suporte o manual de Formação Pedagógica de Professores, que é composto por blocos temáticos, dividido em 5 módulos.
 

O manual vem oferecer algumas ferramentas e dicas que professores/diretores e coordenadores precisam para ajudar os alunos a continuar aprendendo.
 

Iremos fornecer novos recursos didáticos que  melhoram a elaboração de aulas, auxiliam no acompanhamento de tarefas e ajudam a entender melhor seu uso.
 

O grande objetivo deste material de apoio é o de maximizar a eficácia e o desenvolvimento do professor e, portanto, gerar mais-valias para a sua formação profissional e pessoal.
 

Assim, partiremos da abordagem do sistema de formação continuada como forma de chegar, determinar e esclarecer qual o verdadeiro lugar do professor e das implicações que tal posicionamento acarreta para o seu desempenho profissional.

A quem se dirige?

Professores/Coordenadores e Diretores

Prática e inserção de novas abordagens e metodologias aplicadas ao público em diversos contextos, em várias áreas de formação e atuação com segmento em educação.

Após alcançar todas as metas contruídas no decorrer do curso, o IADE disponibilizará a certificação

Conheça o nosso professor

Amândio Santos

Amândio Santos é um escritor português com diversos livros didáticos publicados, e possui especialização em formação de professores.
 

Sua primeira experiência como professor foi em 1992, somente após conseguir o CAP - Certificado de Aptidão Profissional, como formador no IEPP - Instituto de Emprego e Formação Profissional de Portugal.
 

Em 1995 atuou em uma ação humanitária na Angola, durante 5 anos, realizada pela Humana People to People, uma associação sem fins lucrativos.
 

No Brasil atuou como coordenador pedagógico da editora IBEP com sede em São Paulo, e como consultor no Ministério da Educação/FNDE no Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) e no Plano de Ações Articuladas (PAR).

Módulos do curso

A oferta do curso para sua integralização, até sua conclusão, ocorre por blocos temáticos, divididos em módulos, de modo a facilitar a ambientação e desempenho do aluno à modalidade EAD.

1. O Professor: sistemas, contextos e perfil

Caracterizar os sistemas de qualificação com base nas finalidades, no público-alvo, nas tecnologias utilizadas e no topo da modalidade de formação pretendida. Enunciar as competências e capacidades necessárias à atividade do professor. Discriminar as competências exigíveis ao professor no sistema de formação. Identificar os principais fatores e as condições facilitadoras de aprendizagem.

2. Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação

Compreender a dinâmica formador-formandos-objeto de aprendizagem, numa perspectiva de facilitação dos processos de formação. Compreender os fenômenos psicossociais, nomeadamente o da liderança, decorrentes nos grupos em contexto de formação. Compreender a dinâmica da individualidade de aprendizagem no seio de um grupo de trabalho.

3. Metodologias e Estratégias Pedagógicas

Escolher e aplicar as técnicas e os métodos pedagógicos mais adequados aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação. Identificar vantagens e desvantagens da aplicação das diferentes técnicas pedagógicas em contextos diferenciados.

4. Operacionalização da Formação

Distinguir finalidades, metas, competências, objetivos gerais e objetivos específicos. Redigir objetivos pedagógicos em termos operacionais. Hierarquizar objetivos de acordo com os domínios do saber. Planificar momentos de ensino-aprendizagem. Identificar os princípios orientadores para a concepção e elaboração de planos de unidades de formação.

5. Recursos Didáticos e Multimídia

Selecionar, conceber, e adequar os meios pedagógicos-didáticos, em suporte multimídia em função da estratégia pedagógica adotada. Recursos do Google Meet, Assignments e Classroom. Conceber, adequar e utilizar apresentações multimídia. Compreender a dinâmica e importância do PowerPoint como modelo de  apresentação, tendo em conta as respectivas regras de elaboração.

Como é a rotina do curso

1

Aprenda sobre o tema

O curso é composto de videoaulas e material de apoio.

2

Coloque o aprendizado em prática

Atividades para praticar no ritmo mais apropriado para você.

3

Troque conhecimento com o tutor

Feedback individualizado para melhorias no seu aprendizado.

4

Aulas assíncronas e síncronas (tempo real)

Elaboração de projetos para consolidar o conhecimento adquirido

Âncora 1

Perguntas frequentes

Existe alguma atividade em grupo?

O curso foi desenvolvido pensando na sua evolução individual. Por isso, temos uma tutoria para corrigir e dar feedbacks sobre as atividades realizadas por cada aluno. Você também pode conversar com outros alunos e fazer qualquer pergunta sobre o conteúdo das aulas para o tutor no Fórum.

Quanto tempo dura o curso? Consigo conciliar com outras atividades?

Este curso tem duração de mais de 40 horas de aula, mas o tempo de conclusão vai depender de você. As aulas estão disponíveis pelo período de 6 meses na plataforma. Se você precisar, poderá assistir as aulas novamente, revisar conteúdos, além de tirar dúvidas com o tutor antes de prosseguir. 

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