top of page

Congresso Internacional Saúde e Sociedade, promovido pela UVA, UFC e EFSFVS.

Teve início na noite desta quarta-feira, 31 de maio de 2017, o Congresso Internacional Saúde e Sociedade, realizado, conjuntamente, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS). A solenidade de abertura foi realizada no Centro de Educação a Distância do Ceará (CED), em Sobral, e o evento prosseguirá até o dia 3 de junho.


Tendo como tema central “caminhos da saúde enquanto projeto societário”, abordado na palestra de abertura pelo Prof. Dr. Marco Akerman, do Departamento de Prática de Saúde Coletiva da USP, o Congresso reunirá acadêmicos, pesquisadores, representantes de movimentos sociais, profissionais e especialistas das áreas de Saúde e de Educação, com o objetivo de “ampliar o diálogo entre a Academia, os Serviços de Saúde e a Sociedade como um todo”.


Estão credenciados 752 participantes e 673 trabalhos foram aprovados para apresentação no Congresso, que tem 12 conferencistas convidados, entre eles, a Vice-Governadora do Ceará e professora da UVA, Izolda Cela e Prof. Dr. Manuel Desviat, médico psiquiatra e Consultor da Organização Mundial da Saúde, em Madrid, Espanha.

Ao se dirigir aos congressistas em nome das três instituições promotoras, o reitor da UVA, Fabianno Cavalcante de Carvalho, falou da importância da realização do evento para o município e para a região. “O evento acadêmico que iniciamos hoje é de grande importância, não somente pelo interesse científico, mas também pela pertinência social e política do seu tema central, sendo uma oportunidade para o debate de ideias, a troca de experiências e a partilha de conhecimentos, num cenário de crescente dinamismo científico e pedagógico”, afirmou o reitor.


O reitor da UVA também ressaltou a importância da parceria entre as instituições promotoras do evento. “Estas instâncias, que se unem no compromisso de dar respostas aos sistemas local e regional de Saúde e à Política Nacional de Formação para a Saúde, a partir do interior do Estado do Ceará, têm agregado mais parceiros e colaborado também com a educação de profissionais, em especial para a Estratégia Saúde da Família”, disse o reitor.


Também compuseram a Mesa Diretora na solenidade de abertura o Presidente do Congresso Internacional Saúde e Sociedade, Prof. Percy Galimbertti (UFC); a Vice-Reitora da UVA e Vice-Presidente do Congresso, Prof.ª Izabelle Mont’Alverne; a Vice-Prefeita de Sobral, Cristiane Aguiar; o Secretário de Saúde do Estado, Henrique Javi; o Secretário de Saúde do Município, Gerardo Cristino; a Diretora da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, Prof.ª Socorro Dias; o Diretor do campus da UFC em Sobral, Prof. Vicente Pinto; o Presidente do Conselho de Saúde do Município, Zezé Leal; e o Diretor do CED, Prof. Rodolfo Sena.


Saiba mais, acessando a página do Congresso AQUI. https://congressosaudeesociedade.com.br/programacao/

5 visualizações
bottom of page