top of page

Reunião Regional da SBPC será realizada de 2 a 6 de maio, na cidade do Crato, no Cariri Cearense

A Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) será realizada no período de 2 a 6 de maio de 2017, na cidade do Crato, na região do Cariri Cearense. O encontro será sediado pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e terá como tema “Território, Biodiversidade, Cultura, Ciência e Desenvolvimento“.

O evento terá 17 conferências onde serão discutidos temas como, meio-ambiente, políticas científicas, inovação e educação. Entre as temáticas que serão debatidas nas11 mesas-redondas programadas estão “A seca e os desafios na gestão de recursos hídricos no semiárido nordestino”; “A importância da Biodiversidade da Floresta Nacional do Araripe para pesquisa científica”; “Cultura, Memória e Contemporaneidade”; “O papel da pesquisa na formação e na prática de professores” e “Os impactos da interseção arte e sociedade na formação e transformação de sujeitos-cidadãos-pensantes”.


A Reunião Regional da SBPC terá em sua programação 34 minicursos para participantes já inscritos, segundo a organização do evento. O “Dia da Família na Ciência” oferecerá aos participantes, mediante inscrição, um passeio ao Geopark Araripe – o primeiro geoparque das Américas e do Hemisfério Sul – com visitas monitoradas aos sítios paleontológicos, onde estão preservados fósseis de insetos, plantas, répteis voadores, peixes, tartarugas e crocodilos. O Geopark Araripe é composto por nove geossítios em uma área de quase 4 mil km2, abrangendo seis municípios –Barbalha, Crato, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Juazeiro do Norte.


A diversidade da região foi um dos motivos da escolha para a realização da encontro. “A região do Cariri é geográfica e politicamente muito importante, não só para o Estado do Ceará, mas para a sua vizinhança que surgiu a partir da conurbação entre os municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. É também uma região com uma história cultural e religiosa, já que é a terra do Padre Cícero”, afirma a presidente da SBPC, Helena Nader. Saiba mais.

Com informações do Jornal da Ciência/SBPC.

1 visualização
bottom of page