top of page

Projeto de Extensão da UVA- ENACTUS

Atualizado: 14 de nov. de 2019

O Time Enactus da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em parceria com o Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da UVA (IADE) tem como visão trabalhar com projetos voltados para o empreendedorismo social, criação de projetos sociais e sustentáveis para as comunidades. “Desenvolver práticas de produção e consumo consciente, gerando renda e cuidado com meio ambiente, fomentando multiplicadores ambientais e garantindo para as gerações futuras um planeta sustentável”.


Incialmente o time desenvolveu o projeto SerTão Sustentável que atua na comunidade rural Serrote do Piaba, localizada no Distrito de Bonfim a 10km da sede do município de Sobral. A partir desse projeto foi criado várias ações, surgindo outras necessidades na comunidade, foram desenvolvidos mais quatro projetos que estão interligados: projeto carnaúba, avante, bodega sustentável e sertão tecnológico se interligando e formando o programa SerTão Sustentável que tem como objetivo maior transformar a comunidade em sustentável e autossuficiente.


O projeto tem sua própria delegação, presidente, vice-presidente, em seguida tem os membros das diretorias que são divididos em marketing, relações públicas, projetos, financeiro e logo depois os assessores que os auxiliam em todo o processo. O time é formado por alunos dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências da Computação, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Geografia e Pedagogia e tem como Mentor o Professor Heráclio Bastos, do Curso de Administração.


O Time Enactus UVA, vem se destacando nacionalmente pela segunda vez consecutiva pela apresentação do trabalho, o Programa SerTão Sustentável se tornou vice-campeão, reconhecido com o segundo melhor time do Brasil.

Guarani Filho acadêmico do curso de Engenharia Civil foi eleito no dia 19 de julho de 2019 o Universitário do Ano entre 2.800 universitários da rede e participou do World Cup (competição mundial da rede enactus) nos dias 16 e 18 de setembro de 2019 no Vale do Sílicio em San Jose, Califórnia, EUA. “ Ter participado do evento foi uma vivência surreal na minha vida, eu como universitário nunca imaginei e só a Enactus me proporcionou isso”. Disse o acadêmico, Guarani Filho.


“ O Guarani é um líder dentro da Enactus ele representa todos os valores que o time carrega, alegria, determinação, companheirismo e a vontade de impactar a vida das pessoas”, afirmou o Presidente da Enactus, Pedro Henrique.


São realizadas reuniões semanais com o toda a equipe do time e encontros separados com os receptivos setores do projeto para poder se programar, planejar, estudar de acordo com que vão aplicar na comunidade. Acontece a cada semestre um processo seletivo pois com o decorrer do tempo alguns vão saindo por conta da conclusão de curso e outros estão chegando a universidade. A divisão entre os projetos é de acordo com a aptidão ou do que os universitários querem desenvolver dentro do mesmo.

Saiba mais: (88) 3611-6669.

83 visualizações
bottom of page