Projeto apoiado pelo IADE elabora cartilhas juntamente com pequenos produtores rurais

Pequenos produtores de São Domingos, no Distrito de Jaibaras, em Sobral, receberam uma importante contribuição para ajudar na geração de renda na comunidade. Uma coleção de cartilhas sobre a criação de caprinos e ovinos teve lançamento e distribuição, na terça-feira, 21 de janeiro de 2020. A iniciativa é do Projeto de Extensão Ferramentas Participativas, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Durante 26 meses, o Projeto desenvolveu, com os produtores, oficinas de aplicação das técnicas de manejo para o desenvolvimento da caprinovinocultura. “A partir das discussões realizadas nas oficinas, foram elaboradas, com a participação ativa dos produtores, as seis cartilhas da série denominada ‘Como Criar Caprinos e Ovinos’”, explica a Professora do Curso de Zootecnia da UVA e Coordenadora do Projeto, Tereza Cristina Lacerda Gomes. 

Em março, em uma nova etapa, o Projeto será desenvolvido no Município de Santana do Acaraú, em parceria com Cooperativa Agropecuária dos Agricultores Familiares de Santana do Acaraú (COPASA), apoiada pela Incubadora Universitária de Empreendimentos Econômicos Solidários (IEES/UVA).


Criado em setembro de 2017, o Projeto de Extensão Ferramentas Participativas visa “transferir tecnologias consideradas prioritárias, a partir de metodologias participativas”. Atuam no projeto estudantes dos cursos de Zootecnia e Geografia e professores dos cursos de Zootecnia e Pedagogia. Conta, ainda, com a parceria de técnicos do Projeto “Cabra Nossa de Cada Dia”; da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Sobral (STDE); da Cáritas Diocesana de Sobral e apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX/UVA) e do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da UVA (IADE).


Você pode compartilhar essa notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.

15 visualizações

(88) 3611 - 0402 | diretoria@iade.org.br
Rua Domingos Rodrigues, nº 239

Coração de Jesus Sobral - CE | CEP: 62.043-280